terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O Circuito Bardarte



O CIRCUITO BARDARTE
                                                           por Altair de Oliveira.

O QUE É "CIRCUITO BARDARTE"?
Exposição de poemas ilustrados em molduras.

O "Circuito Bardarte"  ou "Barda Arte" ou "Bar da Arte" ou ainda "Bar dá Arte" é o nome (s) de uma ideia concebida pelo poeta Altair de Oliveira para um projeto independente e sem fins lucrativos de divulgação de artes (poesia e artes visuais)  nos bares, cafés e restaurantes de Curitiba,  através de  poemas e gravuras (desenhos, pinturas, fotos, etc.) em papel  de formato A4 e emoldurados para serem expostos periodicamente nas paredes ou espaços visuais fornecido por estes estabelecimentos.

O objetivo principal do projeto do "Circuito Bardarte" é proporcionar aos frequentadores  destes ambientes (bares, restaurantes e cafés) um atrativo cultural  permanente,  de forma que fiquem a par do que está acontecendo na cidade em termos de poesia e artes visuais e, ao mesmo tempo, fornecer um espaço para os artistas mostrarem seus trabalhos, enquanto que aos proprietários dos espaços onde as exposições ocorrem, as mostras constituem um novo atrativo a ser fornecido gratuitamente aos seus clientes e que pode até atrair um novo público de pessoas interessadas em arte.

 Sede de Justiça, do pintor Claudio Kambé.
COMO É AS EXPOSIÇÕES?

Foi inicialmente definido que as molduras do "Circuito Bardarte" que conteriam o trabalho de cada exposição seriam em número de 11: 10 deles contendo uma amostra de 10 trabalhos do artista e uma que trouxesse uma foto e alguns dados biográficos do autor, inclusive o seu contato por e-mail ou telefone. Estas molduras de tamanho A4 teriam cores discretas (branco/preto)  e seriam protegidas por vidro e que deveriam conter um gancho para suporte na parede. Esta parede seria  previamente definida pelo pessoal do estabelecimento, que a prepararia para a exposição das 11 molduras e forneceria a iluminação adequada. 

O conteúdo a ser mostrado em cada exposição, além da folha de dados do expositor,  seria um conjunto de 10 trabalhos significativos do autor (10 poemas ou 10 gravuras, impressos em papel A4) e cada exposição teria a duração de 1 mês  em cada estabelecimento, quando então seria mostrada em um outro estabelecimento que participa do circuito. Foi definido ainda que as exposições mostrariam  poesia e artes visuais intercaladamente, ou seja: uma exposição de poesia seria seguida por uma exposição de artes visuais, e vice-versa. O projeto inicial prevê uma quantidade de 10 estabelecimentos, de forma que o artista que fosse exposto pelo "Circuito Bardarte" teria seus trabalhos exposto em todos os estabelecimentos durante 10 meses, um mês em cada espaço de exposição. O projeto do "Circuito Bardarte" não prevê censuras aos trabalhos escolhidos pelos artistas, mas pede-se que o bom senso e a estética sejam critérios básicos na escolha dos trabalhos as ser mostrados nas exposições, de forma que não se exponha trabalhos de cunhos discriminatórios, ilegais ou ofensivos ou ainda que contenha qualquer tipo de propaganda.  

No caso de uma exposição de poesia, os trabalhos a serem mostrados (preferencialmente poemas curtos e diagramados para uma fácil visualização)  seriam escolhidos, ilustrados e impressos pelo autor em papel comum de formato A4, e fornecidos o pessoal da organização do "Circuito Bardarte" antecipadamente à data prevista para a exposição. No caso de uma exposição de artes visuais, os trabalhos seriam escolhidos pelo autor (preferencialmente fotos digitais de telas ou gravuras) e fornecidos ao pessoal da organização do "Circuito Bardarte" em arquivos de imagem prontos a ser impressos (em formato JPG ou BMP), estes arquivos seriam impressos  pelo pessoal da organização em papel A4 especial (do tipo canson ou equivalente).  Foi definido também que estes trabalhos não seriam devolvidos ao autor no final das exposições e que poderiam ser vendidos, juntamente com a moldura em que foram expostos,  para custear despesas do projeto, caso exista compradores interessados e a autorização prévia do autor.

QUEM VIABILIZA O PROJETO DO "O CIRCUITO BARDARTE"?

O poeta Altair de Oliveira.
O projeto "O Circuito Bardarte" foi idealizado para ser executado de uma forma independente e cooperativa entre os próprios artistas e apreciadores de arte, de forma que eventuais fundos levantados em seu planejamento sejam gastos na própria exceção do projeto, sem objetivar lucros. No entanto, para que o projeto aconteça é necessários gastos como, por exemplo, a compra e manutenção das molduras (110 molduras previstas para um circuito de 10 estabelecimentos, com um custo médio de 10 a 15 reais cada moldura), a impressão colorida dos trabalhos a serem expostos (o custo de impressão de cada folha A4 colorida é cerca de 2 reais, o que perfaz 22 reais a cada exposição, cada folha de papel canson custa cerca de 60 centavos),  os custos de transporte necessários para a instalação e troca mensal das exposições (inclui-se aqui carro e gasolina ou táxi para transportar as molduras, taxas de estacionamento) e etc. 

Para levantar os fundos de custeio do projeto, o ideal é que fosse formado um conselho de pessoas interessadas em participar da organização e dispostas a contribuir de forma voluntária, e deste conselho estabelecer-se uma estratégia eficaz no levantamento de fundos para o custeio do projeto. Não eliminamos aqui a participação de pessoas (mecenas) ou de instituições (sindicatos, associações, federações, etc) ou até mesmo de empresas que se ofereçam para patrocinar as despesas do projeto, mas em todo caso nós visualizamos um conselho de artistas e de proprietários dos estabelecimentos para gerenciar todas as atividades necessárias para a viabilização do projeto.

QUEM PARTICIPA DO PROJETO? 

Locais que participam do projeto.
Na implantação experimental do projeto "O Circuito Bardarte" em Curitiba os custos e a administração foram assumidos pelo próprio idealizador, o poeta Altair de Oliveira, que milita na poesia independente há 35 anos, porém o seu salário de poeta não é lá estas coisas. Mesmo assim o projeto, que ainda está em implantação, já conta com a participação de 7 estabelecimentos (Restaurante Bife Sujo, Café Camões, Restaurante Dona Doida, Bar do Tatára, Café Parangolé, Cantina Villa Bambu  e Bar Dama Dame) e já teve os trabalhos de cerca de 10 artistas expostos.

Os estabelecimentos foram escolhidos para apresentarmos uma proposta de participação no "Circuito Bardarte" a partir de observações e sugestões dos próprios artistas consultados, que observaram neles um histórico de simpatia às artes em geral ou de trabalhos artísticos de sucesso já realizados neles. 

O critério que temos utilizado até agora para determinado artista participar do "Circuito Bardarte" é o convite com a sua respectiva aceitação. Este convite tem sido  motivado por  sugestões de amigos artistas  e apreciadores de arte (poetas, músicos, artistas plásticos, etc.) e por trabalhos que nós mesmos já conhecemos. Porém a ideia básica é não restringir ninguém, desde que tenha um trabalho considerado artisticamente e de valores estéticos que possam ser reconhecidos por uma pessoa comum e que concorde com os critérios propostos para a exposição.  Sabemos, entretanto, que o ideal  para efetuar esta escolha dos participantes seria a formação de um conselho que analisasse trabalhos dos artistas e definisse quem escolher ou convidar para expor, porém isto ainda não está sendo possível.  Sugestões, porém, são bem-vindas!

Um comentário:

  1. Conheçam também a página do "Circuito Bardarte" no facebook (Histórico, eventos, mostras dos trabalhos expostos e programação podem ser vistos lá): https://www.facebook.com/OCircuitoBardarte?ref=hl

    ResponderExcluir